A Movex foi criada em 1943, estando no mercado há 77 anos a desenvolver soluções de engenharia no sector metalúrgico e metalomecânico.
Ao longo da sua história, a Movex tornou-se um parceiro fundamental das maiores empresas nacionais dos sectores da construção civil, indústria e engenharia, em Portugal e no estrangeiro. Assumindo uma política de responsabilidade social, a Movex aposta continuamente na qualificação do seu capital humano, potenciando a melhoria da qualidade dos produtos e soluções, procurando servir cada vez melhor os seus Clientes, sendo reconhecida pelo mercado como a empresa de referência no seu sector de actividade.
Início da exportação de soluções modulares para o mercado de aluguer em França através da Kubloc Location Modulaire SARL, sociedade de direito francês.
Ainda neste ano a Movex assume a cultura e a arte como vectores de desenvolvimento e bem estar sociais, tornando-se patrocinadora da Boutique da Cultura, espaço que projectou e construiu, e que agrega a Incubadora das Artes de Carnide, Livraria Solidária e Casa das Artes, proposta vencedora e desenvolvida no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.
Também neste ano, devido à Pandemia de COVID-19, a Movex desenvolve soluções especificas de túneis em estruturas modulares para instalação de sistemas de descontaminação de pessoas e bens, que usam tecnologia de micro-pulverização de um composto livre de agentes químicos.
Reforço da actividade de aluguer, reparação, transformação e venda de contentores marítimos numa lógica de complementaridade do portfólio de produtos e serviços oferecidos.
Também neste ano a Movex, em parceria com a Open Solutions, faz o lançamento do novo website corporativo com novos conteúdos, recursos e funcionalidades, e com uma apresentação mais moderna seguindo as tendências actuais, proporcionando ao utilizador uma experiência de navegação marcadamente gráfica, simples e intuitiva.
Início da exportação de soluções modulares para o mercado de venda em França através de um contrato de distribuição com a Module Conception SARL, sociedade de direito francês.
Ainda neste ano, através de uma equipa específica de I&D, a Movex inicia o projecto e fabricação de módulos técnicos para as indústrias farmacêutica, energia, telecomunicações, instrumentação e controlo, e lavandarias self-service, abrindo novas linhas de negócio de elevado valor acrescentado.
Lançamento de um conceito habitacional inovador a que se designou dot.box
É atribuído à Movex o Prémio PME Excelência pelo IAPMEI e o Prémio PME Líder pelo BPI.
No tempo recorde de 3 meses com 30 dias de preparação em Portugal foram fabricadas, transportadas e instaladas 949 casas pré-fabricadas em 2 pisos, com uma área total superior a 16.000m2 consumindo mais de 3.000 toneladas de material. As habitações serviram para alojar milhares de artistas que participaram no Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN 2010) que decorreu em dezembro, em Dakar, no Senegal.
Reorganização da empresa, com enfoque no serviço ao Cliente, reforçando-se a área comercial e criando uma nova área de marketing.
Ao longo deste ano, e em consonância com os objetivos de expansão da empresa, é realizado um forte investimento no parque de aluguer de módulos da Movex que cresce em cerca de 50%, reforçando a importância do negócio de aluguer.
Concretização da fusão das empresas Movex e Movex III, numa única empresa: a Movex – Produção, Venda e Aluguer de Módulos Pré-Fabricados, S.A. Criação de uma nova identidade corporativa, com uma imagem mais moderna e dinâmica.
Obtenção do certificado ISO 9001:2008, pelo Bureau Veritas. Neste mesmo ano foi criada a Movex Angola, detida a 100% pela Movex, S.A.
Início do processo de venda das empresas do grupo Movex por parte dos anteriores accionistas.
Venda do Grupo Movex adquirido, em partes iguais, pelo Fundo Albuquerque – fundo de investimento de capital de risco, gerido pela ECS – e por um investidor particular. Os novos accionistas assumem a gestão da empresa, iniciando-se um processo de modernização e adequação a novos objectivos tendo em contas os desafios e exigências do mercado.
Início do processo de Certificação de Qualidade.
Abertura da delegação no centro do país, na Mealhada. Neste mesmo ano foi criada a Movex Moçambique, detida a 100% pela Movex, S.A.
Abertura da delegação da Movex no sul do país, em Loulé.
Abertura da delegação da Movex no norte do país, no Concelho da Maia.
Dá-se a transformação da empresa – Movex, S.A. actuando em dois ramos de actividade: a venda de soluções pré-fabricadas (através da Movex Metalúrgica) e o aluguer de módulos (com a criação para o efeito da Movex III). Investimento no desenvolvimento de um produto de referência a nível de qualidade e modularidade.
A Movex decide dedicar-se exclusivamente ao fabrico e montagem de soluções pré-fabricadas.
Início da construção da nova fábrica em Arruda dos Vinhos.
Desenvolvimento do primeiro protótipo de edifícios pré-fabricados.
Início da actividade da Movex como empresa metalúrgica e metalomecânica.